Assistência em Viagem: como pedir e o que inclui

assistencia em viagem

Vai fazer uma deslocação ao estrangeiro, sofre algum acidente ou tem algum problema com o seu veículo automóvel ou consigo enquanto conduz? Existe uma solução que o protege nestas situações: a assistência em viagem.

O que é, quais as garantias específicas e como ter acesso a este seguro são algumas das questões que serão respondidas abaixo.

 

Assistência em viagem: O que é

A assistência em viagem funciona como um seguro ou recurso que proporciona ajuda e apoio a viajantes numa variedade de circunstâncias que podem surgir durante uma viagem.

A assistência em viagem é uma das coberturas incluídas no seguro automóvel, e é considerada uma das ferramentas mais importantes deste tipo de seguro.

 

Como funciona a assistência em viagem

Quando fica sem bateria no carro, fura um pneu, o seu automóvel é roubado e não tem como voltar a casa, a assistência em viagem é acionada e vem em seu auxílio.

Um reboque desloca-se ao local e leva o automóvel para uma oficina. Caso tenha acontecido algo com os seus ocupantes existe apoio médico, que faz o transporte dos mesmos para um hospital à sua escolha.

 

Assistência em viagem: O que está incluído

Depende sempre do que está contratado mas na assistência em viagem tem direito a várias garantias, nomeadamente:

  • Quando o veículo tem uma avaria;
  • Quando fica sem combustível ou sofre um furo;
  • Quando tem que ficar à espera da reparação;
  • Quando tem um incidente e fica sem forma de regressar ao seu local de origem.

 

Exclusões

A assistência em viagem protege os seus beneficiários de muitos incidentes, mas existem exclusões, como:

  • Acidentes ou avarias que resultem de desportos de competição;
  • Gastos com funeral;
  • Despesas no arranjo do veículo, como as peças e a mão de obra;
  • Despesas com combustível.

 

 

Seguro de Viagem: qual a importância de ter

 

Como pedir a Assistência em viagem

Caso queira solicitar a assistência em viagem, deve entrar em contacto com a sua seguradora, que se encontra na Carta Verde

Depois, terá que pedir a assistência em viagem em específico, para que a seguradora não recuse o serviço.

Para além do segurado, as autoridades são a única entidade que pode também solicitar este serviço. Tal pode acontecer em caso de acidentes graves, onde existam feridos ou mortos.

 

Posso pedir a assistência em viagem no estrangeiro?

Sim. A assistência em viagem pode ser requerida noutro país.

Caso ocorra doença súbita ou um acidente, a assistência em viagem cobre a hospitalização, cirurgia ou despesas farmacêuticas. Existe também a possibilidade de repatriar o segurado.

Em algumas seguradoras é possível ir alguém para junto do segurado, mas as despesas de deslocação e estadia são asseguradas pela pessoa que faz a deslocação.

 

Assistência em viagem: vale a pena?

Apostar na assistência em viagem vale a pena tendo em consideração vários pontos:

  • A duração da viagem;
  • O equipamento que se leva para a viagem;
  • O destino do passeio;
  • As atividades que se vai fazer e os riscos associados.

 

O que fazer em caso de emergência durante uma viagem?

Caso sofra algum incidente durante uma viagem existem várias coisas a fazer para ativar a assistência em viagem.

Inicialmente, deve ligar para a seguradora, cujo contacto se encontra na Carta Verde. Depois, conforme a necessidade, será enviado um serviço de desempanagem para o automóvel e, caso não seja possível fazer a reparação no local, este será rebocado.

Em situações de doença súbita, será requisitado o auxílio médico.

 

Proteja-se! Peça já a sua simulação de seguro!

 

Assistência em viagem mesmo sem viajar de carro, como funciona?

Caso exista um problema com o segurador que não esteja associado ao carro, como por exemplo doença súbita no estrangeiro, a assistência em viagem cobre despesas médicas ou hospitalização.

Existe a ideia de que a assistência em viagem funciona somente enquanto se conduz o veículo. No entanto, existem outras situações onde a assistência em viagem pode ser requisitada.

 

Qual é a diferença entre assistência em viagem e seguro viagem?

O seguro de viagem e a assistência em viagem, apesar de parecerem o mesmo, têm diferenças.

No caso do seguro de viagem, o segurado fica responsável pelas despesas de algum problema que sofra, e depois é reembolsado.

Já a assistência em viagem assegura-se de pôr em prática os seus benefícios, sem que o beneficiário tenha que gastar o seu dinheiro.

 

 

Seguro para Agências de Viagens: O que é?

 

Assistência em viagem, quantas vezes posso pedir?

A frequência com que pode pedir a assistência em viagem varia conforme os detalhes do seu contrato de seguro. Algumas apólices podem impor um limite ao número de pedidos que pode fazer por ano.

O ideal é ler sempre atentamente a apólice do seu seguro e, se tiver dúvidas, entrar em contacto com a sua seguradora para obter informações detalhadas sobre os limites de uso do serviço de assistência em viagem.

 

Conclusão

Em suma, fica percetível que a assistência em viagem não é um seguro de viagem, e desengane-se que pensar que só protege os veículos. A assistência em viagem é também dirigida a quem ocupa o automóvel.

Assim, seja em Portugal ou no estrangeiro, caso sofra algum acidente, tem uma série de situações onde a assistência em viagem entra em ação, à distância de uma chamada.

 

Se continuar com dúvida, não hesite em nos contactar.

 

 

Esta informação não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.

 

 

A Seguitex

Antes de contratar um seguro peça uma simulação na Seguitex e assim descobre quais são as ofertas que melhor servem as suas necessidades. Temos parceria com todas as seguradoras e asseguramos que recebe o melhor seguro de acordo com as suas necessidades.

Ao escolher a Seguitex está a poupar tempo pois avaliamos qual o melhor seguro junto de todas as seguradoras. Com a Seguitex também tem a garantia de obter o melhor e mais barato seguro.