Situações como acidentes ou doenças que causem invalidez ou até mesmo morte podem acontecer. De forma a precaver financeiramente uma pessoa e o seu núcleo próximo, o seguro de vida é uma opção.
Neste artigo da Seguitex fique a conhecer melhor o seguro de vida, e de que forma pode usufruir do mesmo da melhor maneira.
O que é um Seguro de Vida?
O seguro de vida garante a proteção em casos de morte ou de outras situações como invalidez ou desemprego.
Como funciona o seguro de vida em caso de morte?
Os beneficiários do seguro de vida têm direito a indemnização em situações de morte da pessoa segura. Esta situação acontece independentemente de estas pessoas serem os seus herdeiros legais ou não.
Cabe ao beneficiário do seguro estabelecer quem são as pessoas que poderão usufruir de tal vantagem.
O que está coberto pelo seguro de vida?
Dentro das várias coberturas do seguro de vida, existem algumas que se destacam, como é o caso de:
- Invalidez;
- Acidentes;
- Desemprego;
- Morte.
Quem pode acionar o seguro de vida em caso de morte do segurado?
Os beneficiários são as pessoas que podem ativar o seguro de vida, em caso de morte do segurado. Os beneficiários por norma são os familiares da pessoa falecida, como filhos ou cônjuges, ou então podem ser alguém designado pelo beneficiário para tal situação.
Passo a Passo para Ativar o Seguro de Vida em Caso de Morte
Para que se possa proceder à ativação do seguro de vida em caso de morte, deve-se ter em atenção alguns procedimentos.
Primeiro, o beneficiário da pessoa que faleceu deve informar a seguradora do sucedido. Este pedido pode ser feito até oito dias após a morte do beneficiário.
Ao explicitar à seguradora o sucedido, o beneficiário deve apresentar um dos seguintes documentos:
Morte por acidente:
- Certificado de óbito original ou autenticado;
- Resultados de testes toxicológicos;
- Auto de ocorrência;
- Relatório de autópsia.
Morte por doença:
- Declaração de um médico que prove a causa, as circunstâncias ou os antecedentes da pessoa falecida;
- Formulário de participação de sinistro;
- Certificado de óbito original ou autenticado.
Verificar a Existência da Apólice de Seguro de Vida
Caso tenha interesse, o beneficiário deve procurar saber da existência de uma apólice. Para isso, existem pontos a serem tidos em conta.
Identificar os Beneficiários Designados
Identificar quem são os beneficiários designados é essencial. De forma a saber tal informação, existe a cláusula do beneficiário, que se encontra na apólice, no momento da subscrição da mesma.
Reunir a Documentação Necessária
Existe documentação necessária para o processo, como:
- Certidão de óbito do beneficiário, ou o código de acesso online, ou a declaração de morte presumida;
- Cópia de um documento de identificação do segurado, onde estejam presentes os números de identificação civil e fiscal;
- Caso o pedido seja feito por um representante, deve ser entregue um documento comprovativo de tal;
- Caso o pedido seja feito por pessoa coletiva, deve-se apresentar uma certidão do registo comercial.
Comunicar o Falecimento à Seguradora
O beneficiário deve contactar a seguradora, tendo consigo documentação, como a descrita em cima.
Preencher e Submeter o Formulário de Participação de Sinistro
O formulário de participação de sinistro é uma das formas de comprovar uma situação de morte, por exemplo.
Aguardar a Análise da Seguradora e o Pagamento da Indemnização
A parte final do processo baseia-se em aguardar o que a seguradora vai averiguar, e caso o processo seja provado, os beneficiários irão receber as respetivas indemnizações.
Quanto tempo tenho para reclamar um seguro de vida?
Até oito dias após o falecimento da pessoa beneficiária é o prazo estipulado.
Como confirmar se alguém falecido tem um seguro de vida?
Para saber se é uma das pessoas beneficiárias do seguro de vida de alguém, deve formalizar um pedido através da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos e Pensões (ASF).
Qual é o prazo para comunicar o falecimento à seguradora?
De forma a transmitir o falecimento de outra pessoa à seguradora, o beneficiário deve comunicar por escrito o sucedido. Tal deve acontecer num prazo de oito dias após a morte do beneficiário.
O seguro de vida cobre todos os tipos de morte?
Não. No entanto, o seguro de vida cobre mortes causadas por situações como acidentes de viação.
O que fazer se não encontrar a apólice do seguro de vida do falecido?
A apólice do seguro de vida é um documento muito importante. Caso não saiba onde se encontra, procure na casa, no email ou nos pertences da pessoa falecida. Pode ainda contactar a empresa onde esta pessoa trabalhava, uma vez que em muitas empresas existe seguro de vida.
Como receber o reembolso do seguro de vida?
O resgate do seguro de vida pode ser parcial ou total. Quando precisar de levantar os fundos de poupança, ou quando o contrato expirar pode pedir o reembolso.
Para saber mais sobre esta e outras questões contacte a Seguitex. Com a Seguitex tem acesso a profissionais devidamente qualificados e a uma ampla lista de seguradoras presentes no mercado.
Conclusão
Um seguro de vida é assim um tipos e seguro que garante a proteção em caso de invalidez, desemprego ou morte. Em situações de falecimento do segurado, existem pessoas que podem ficar com o seguro.
Estas pessoas são os beneficiários, e podem ser por exemplo, familiares diretos como filhos ou cônjuges. Para ter direito ao seguro, os beneficiários devem essencialmente contactar a seguradora em questão.
Vantagens de escolher a Seguitex
O facto de trabalharmos com todas as seguradoras permite que haja uma maior opção de escolha de qual seguro se adapta melhor ao que procura.
Existe ainda a opção de a Seguitex escolher qual das seguradoras pode oferecer uma proposta mais adequada às suas necessidades. Tudo isto poupa-lhe tempo e dinheiro.
Esta informação não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.
A Seguitex
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