O preço a pagar por um seguro automóvel depende de vários fatores que podem aumentar ou diminuir este valor. Quer saber quais são estes fatores?
A Seguitex irá tirar as suas dúvidas e ensina-o a escolher o melhor seguro automóvel.
O que é o seguro automóvel?
O seguro automóvel protege as viaturas e os condutores em caso de algum sinistro. Este seguro tem como cobertura principal os danos causados a terceiros, no entanto também pode optar pelo seguro de danos próprios que oferece mais coberturas, apesar de ser mais caro.
Seguro automóvel contra terceiros ou de danos próprios? Qual escolher?
O seguro automóvel de responsabilidade civil, também chamado de seguro automóvel contra terceiros, é obrigatório em Portugal. Os veículos terrestres a motor e os seus reboques são obrigados a ter este seguro para que os lesados tenham sempre os danos causados pagos.
O que é o agravamento do seguro automóvel?
O agravamento do seguro automóvel é um aumento do valor a pagar pelo seguro (prémio do seguro) devido a um aumento do risco de ativar o seguro. A seguradora calcula o prémio com base em fatores de risco, podendo aumentá-lo se estes mudarem.
Quando as seguradoras verificam que um condutor apresenta um risco elevado de ativar o seguro, em comparação com outros clientes, a seguradora aplica o agravamento do seguro automóvel.
As seguradoras possuem uma lista dos fatores que influenciam o agravamento do seguro e que, consequentemente, o valor que vai pagar pelo mesmo.
O agravamento do seguro funciona como uma garantia para as seguradoras para manterem os seus lucros protegidos, penalizando os condutores que reúnam um ou mais critérios da lista de agravamento.
Peça já a sua simulação online com a Seguitex e encontre o melhor seguro automóvel para si!
Fatores de agravamento do seguro automóvel
O prémio de seguro de um seguro automóvel pode ser agravado devido a vários fatores, no entanto, os mais comuns são:
- Idade do condutor;
- Tempo de carta;
- Antiguidade do carro;
- Número de acidentes;
- Franquias;
- Localidade onde conduz.
Ao ter uma maior noção destes fatores, ganha um maior poder de negociação com a sua seguradora e conseguir melhores condições de seguro.
Idade do condutor
As seguradoras assumem que condutores mais jovens têm menos experiência e, assim, a probabilidade de ser necessário ativar o seguro é maior.
Por isto, os condutores mais novos pagam mais pelo seguro do que os condutores mais velhos, considerados mais experientes.
Assim, um condutor que contrate um seguro automóvel pela primeira vez, dificilmente consegue pagar um valor baixo pela sua apólice.
Para além disto, um condutor muito mais velho, como um idoso, também apresenta um maior risco devido à perda de capacidades e tempo de reação, o que faz com que ao longo do tempo o prémio do seguro vá aumentando quando fica mais velho.
Deve realizar várias simulações antes de contratar um seguro ou falar com a Seguitex, uma vez que algumas seguradoras têm condições melhores para o perfil de cada cliente.
Tempo de carta
Tal como na idade do condutor, o tempo de carta representa a experiência que cada condutor tem. Um condutor com menos tempo de carta é considerado menos experiente e com mais probabilidade de ter um acidente e ativar o seguro, pelo que o prémio do seguro é maior.
Assim, se um condutor de 33 anos que tirou a carta há 5 meses, irá pagar mais porque, apesar de ser mais velho, tem a carta há pouco tempo.
Antiguidade do carro
As seguradoras consideram que, normalmente, os carros antigos apresentam mais riscos e podem não cumprir alguns requisitos para circularem na estrada em segurança. Assim, se tem um carro antigo, saiba que o prémio a pagar pelo seu seguro automóvel pode aumentar, pois pode apresentar maior risco de avaria ou de acidente.
Também os carros topo de gama, mesmo que sejam recentes, podem ter um seguro mais alto devido ao seu custo de aquisição e ao facto de, em caso de acidente, o valor de indemnização ser mais alto.
Número de acidentes
Para além das infrações, também o número de acidentes leva ao agravamento do seguro automóvel, nomeadamente se a culpa dos acidentes for sua. Caso tenha um bom histórico pode conseguir melhorar as condições do seu seguro. Se tiver um histórico com alguns acidentes causados por si, vai ser mais complicado conseguir negociar com a sua seguradora.
Franquias
A franquia de seguro é o valor estabelecido no contrato de seguro que fica a cargo do cliente em caso de sinistro e, no caso do seguro automóvel, depende das coberturas escolhidas e é calculado com base nos danos que ocorrem na viatura ou numa percentagem do valor da mesma.
Assim, se um carro custar 10000 euros e negociou uma franquia de 4%, ou seja, 400 euros, num orçamento de reparação de 800 euros, a seguradora paga 400 e o cliente paga os outros 400.
Assim, quanto maior a franquia, maior será o prejuízo assumido pelo tomador de seguro em caso de acidente e, consequentemente, o prémio de seguro é mais baixo.
Localidade onde conduz
O último fator de agravamento do seguro automóvel mais comum é a localidade onde conduz. Se morar num local mais propício a assaltos ou já conhecido por alguns acidentes, o prémio do seguro será mais elevado.
Conclusão
Existem alguns fatores de agravamento do seguro automóvel que não consegue controlar. No entanto, ao conhecê-los, consegue negociar o prémio do seu seguro automóvel com a sua seguradora.
Caso queira aderir ou mudar de seguro automóvel, faça uma simulação com a Seguitex!
Se continua com dúvidas, pode entrar em contacto com a Seguitex.
Esta informação não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.
A Seguitex
Antes de contratar um seguro peça uma simulação na Seguitex e assim descobre quais são as ofertas que melhor servem as suas necessidades. Temos parceria com todas as seguradoras e asseguramos que recebe o melhor seguro de acordo com as suas necessidades.
Ao escolher a Seguitex está a poupar tempo pois avaliamos qual o melhor seguro para empresas junto de todas as seguradoras. Com a Seguitex também tem a garantia de obter o melhor e mais barato seguro.
- Baixa Médica pelo Seguro de Acidentes de Trabalho
- Prémio do Seguro: Guia Completo para 2023
- Seguro de Moto: Como escolher o melhor e mais barato