A modalidade de reembolso, normalmente, está ligada ao seguro de saúde. Quer saber como pode pedir reembolso de um seguro?
Continue a ler o artigo da Seguitex e saiba tudo o que precisa!
O que é o reembolso de um seguro?
O reembolso do seguro é um processo em que a pessoa segurada solicita à seguradora a devolução do dinheiro pago por despesas, que estejam cobertas, pela apólice de seguro.
Um seguro de saúde com reembolso significa que efetuará o pagamento prévio de todas as despesas e, depois, o valor será reembolsado, em parte ou na totalidade dependendo do que foi contratado.
Quando, por exemplo, uma pessoa recorre a um prestador de cuidados de saúde fora da rede com quem a seguradora tem um acordo, o segurado deve pagar a totalidade da despesa na hora e depois será reembolsado.
Como pedir reembolso de um seguro?
Como já foi mencionado, num sistema de reembolso, as despesas são pagas pela pessoa segura e, depois, o seguro comparticipa estas despesas.
Para pedir o reembolso, deve contactar a sua seguradora, indicar qual a despesa (consultas, exames e tratamentos; estomatologia; medicamentos; internamento; parto; entre outros) e, por fim, enviar ou entregar a fatura/recibo.
Depois de todo o processo, será reembolsado por transferência bancária.
Período de Carência nos Seguros: O que é e como funciona
Tipos de seguro com possibilidade de pedir reembolso
Existem diferentes tipos de seguros que permitem pedir reembolso das despesas, incluindo seguro de saúde, seguro automóvel e seguro habitação.
É importante recordar que cada seguradora tem os seus próprios regulamentos, por isso é fundamental que o segurado leia cuidadosamente os termos e as condições para perceber melhor como solicitar o reembolso do seguro.
Quais são os prazos para pedir o reembolso do seguro
Normalmente, o prazo varia entre 30 e 60 dias após a data da despesa. No entanto, os prazos para solicitar reembolso de seguro podem variar de acordo com a seguradora e o tipo de seguro.
Não se esqueça de verificar o prazo da sua seguradora para não perder o direito ao reembolso.
Quais são os documentos necessários para pedir o reembolso?
Os documentos que devem ser apresentados dependem do tipo de despesa e esta informação pode ser obtida durante o processo do pedido de reembolso.
Na maioria dos casos, para solicitar o reembolso do seguro, o segurado deve fornecer a documentação original que comprova o pagamento das despesas relacionadas ao seguro. Não esquecer a importância de incluir o nome e de preferência o contribuinte nos documentos como forma de comprovar a quem se destinou a despesa.
Esse pode ser:
- Recibo original;
- Fatura da despesa;
- Comprovativo de pagamento.
Em algumas especialidades, como a medicina dentária, as seguradoras exigem que as faturas indiquem os atos médicos realizados com detalhe no tratamento.
No que toca a receitas, normalmente, é necessário apresentar receitas para reembolsar:
- Medicação e equipamentos médicos – Medicação;
- Medicação e equipamentos médicos – Medicação para maternidade;
- Medicação e equipamentos médicos – Vitaminas e sais minerais;
- Medicação e equipamentos médicos – Medicação para cancro;
- Ótico – Lentes de contato;
- Ótico – Óculos;
- Despesas de maternidade – Medicação para maternidade;
- Tratamento do cancro- Medicação para cancro.
Devido à sua complexidade, existem alguns atos médicos que necessitam de mais provas e documentos, assim, caso tenha dúvidas, contacte a sua seguradora para não ter problemas na hora de ser reembolsado.
Vantagens do pedido de reembolso
Existem algumas vantagens em aderir a um seguro de saúde por reembolso, a maior das vantagens é a liberdade e diversidade de escolha, uma vez que pode recorrer a cuidados de saúde fora da rede com quem a sua seguradora tem acordos, sendo mais abrangente e permitindo que escolha hospitais, clínicas ou laboratórios da sua preferência.
A maior desvantagem do reembolso tem a ver com a obrigatoriedade de pagar a despesa de saúde na totalidade, sendo que só irá receber o dinheiro posteriormente. Isto pode ser um problema nas despesas médicas mais caras, como uma cirurgia ou um parto.
Dica sobre pedidos de reembolso do seguro
O mais importante dica e o aspeto a ter em atenção é que o segurado guarde todas as faturas e recibos relacionados às despesas que podem ser reembolsadas.
É óbvio é que é importante ter em conta os prazos para os pedidos mas sem uma forma de comprovar a despesa vai ser difícil de obter o reembolso.
Reembolso no seguro de saúde
O seguro de saúde é um seguro destinado a cobrir riscos relacionados com a prestação de cuidados de saúde. Este seguro ajuda a compensar os custos de problemas médicos, sejam eles mais ou menos graves, e inclui cirurgias ou tratamentos de doenças com risco de vida.
Para escolher o melhor seguro de saúde tem de perceber que tipo de cobertura de saúde é melhor para si e para a sua família e determinar quais são as suas necessidades.
Antes de escolher um seguro de saúde por reembolso deve saber:
- Quais as percentagens máximas que a sua seguradora pode comparticipar;
- A franquia inicial para cada cobertura;
- O capital disponível que a seguradora define para cada cobertura;
- O prazo estipulado para entregar as faturas das suas despesas de saúde;
- O prazo estipulado para receber o seu reembolso.
Um bom seguro de saúde deve oferecer-lhe proteção contra um grande número de doenças críticas, flexibilidade para escolher a sua cobertura de saúde, ampla rede hospitalar para fácil acesso ao tratamento médico e os períodos de carência.
Qual o melhor seguro de saúde para bebé e criança?
Na Seguitex encontra o melhor seguro para si!
Reembolso no seguro automóvel
Se a sua apólice de seguro automóvel for cancelada a meio do seu contrato, seja por si ou pela seguradora, geralmente também é elegível para um reembolso de qualquer prémio que não tenha utilizado.
Isto depende se foi você ou a sua seguradora que optou por cancelar a apólice, quanto tempo lhe resta da sua apólice e das regras da sua seguradora quando se trata de reembolsos.
No caso do seguro automóvel, pode obter reembolso se:
- Tiver optado por cancelar a sua apólice de seguro automóvel;
- Fez uma alteração à sua apólice;
- A seguradora cancelou a sua apólice.
É aconselhável só cancelar um seguro caso venda o carro ou então caso já tenha outro em mente ou quase acordado, uma vez que é obrigatório ter um seguro de responsabilidade civil automóvel para poder andar com a sua viatura.
Como escolher o melhor seguro automóvel
Conclusão
Em forma de resumo, o reembolso de seguro é um valor pago pelo seguradora à pessoa segura para cobrir despesas que tenham sido previamente acordadas na apólice de seguro. É possível solicitar o reembolso em diferentes tipos de seguro, como seguro de saúde, seguro automóvel e seguro de habitação.
Para pedir o reembolso, é necessário apresentar a documentação que comprove as despesas, como despesas médicas e danos cobertos. É importante ter em atenção os prazos, termos e condições para garantir o direito ao reembolso e entender os limites da cobertura de seguro e a necessidade de cumprimento da franquia.
O reembolso do seguro é uma forma importante de indemnização para os segurados, ajudando a cobrir os custos financeiros decorrentes de uma perda ou dano coberto pelo seguro.
Caso continue com dúvidas entre em contacto.
Esta informação não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.
A Seguitex
Antes de contratar um seguro peça uma simulação na Seguitex e assim descobre quais são as ofertas que melhor servem as suas necessidades. Temos parceria com todas as seguradoras e asseguramos que recebe o melhor seguro de acordo com as suas necessidades.
Ao escolher a Seguitex está a poupar tempo pois avaliamos qual o melhor seguro para empresas junto de todas as seguradoras. Com a Seguitex também tem a garantia de obter o melhor e mais barato seguro.
- Bateram-me no carro enquanto estava estacionado. E agora?
- Seguro automóvel contra terceiros ou de danos próprios? Qual escolher?
- Seguro de Carta: O que é?