É proprietário de um negócio na área da restauração, seja um bar, café ou restaurante? Ter um estabelecimento desta natureza pode trazer alguns incidentes, tornando-se importante um seguro que proteja o negócio de imprevistos.
Para isso, o seguro de restauração e comércio alimentar é essencial. Esta tipologia de seguro abrange situações como danos no património material do negócio, ou situações como intoxicações alimentares.
Continue a ler para saber mais sobre este tipo de seguro.
O que é o seguro de Restauração e Comércio Alimentar
O seguro de restauração e comércio alimentar destina-se e é projetado para os negócios do setor alimentar, tais restaurantes, cafés, pastelarias, bares, talhos, peixarias, frutarias, minimercados, entre outros.
Que tipos de negócios estão cobertos por este seguro?
O seguro de Restauração e Comércio Alimentar abrange uma ampla gama de negócios dentro do setor de alimentação e bebidas. Aqui estão alguns tipos de negócios que geralmente estão cobertos por este seguro:
- Restaurantes
- Bistrôs
- Bares
- Cafeterias
- Salões de Chá
- Padarias
- Serviços de Catering e Buffet
- Vendedores Ambulantes
- Pizzarias
- Hamburgerias
- Churrasqueiras
- Estabelecimentos de Comida Rápida
- Estabelecimentos de Sumos e Smoothies
- Frutaria
- Talho
- Peixaria
- Minimercados
- Supermercados
- entre outros.
Como funciona o seguro de Restauração e Comércio Alimentar
O seguro em questão protege o património, clientes, visitantes e responsabilidade sobre terceiros num determinado estabelecimento comercial alimentar.
Para que serve o seguro de Restauração e Comércio Alimentar
A existência do seguro de restauração e comércio alimentar serve como forma de precaver e proteger um negócio de eventuais danos que resultem em perdas financeiras.
Este tipo de seguro tem uma abrangência de proteção bastante ampla, desde o património material do estabelecimento, até à proteção dos seus funcionários ou de terceiros, em situações como intoxicações alimentares.
Quais as coberturas do seguro de Restauração e Comércio Alimentar
O seguro de restauração e comércio alimentar tem diversas coberturas, que visam proteger o património e bens de terceiros. De entre a vasta lista destaca-se:
- Intoxicação alimentar;
- Queimaduras causadas pelo derrame de bebidas ou comidas;
- Quedas causadas pelo piso escorregadio;
- Incêndio, raio ou explosão;
- Tempestades;
- Inundações;
- Danos por água;
- Furto ou roubo;
- Queda de aeronaves;
- Danos estéticos;
- entre outros.
Proteja-se! Peça já a sua simulação!
É obrigatório ter seguro para operar um restaurante em Portugal?
Não. Mas apesar de não ser obrigatório, o seguro de restauração e comércio alimentar é de grande importância.
Caso pretenda abrir um negócio na área da restauração em Portugal, deve ter em conta diversos parâmetros. Entre os mesmos destacam-se os seguros que são obrigatórios ter, como:
O seguro de Restauração e Comércio Alimentar tem franquia?
Não, o seguro de restauração e comércio alimentar não tem franquia. Tal aplica-se a coberturas-base e extra, tornando-se uma mais-valia neste tipo de seguro.
O seguro de Restauração e Comércio Alimentar tem período de carência
O período de carência define-se como o espaço temporal entre a celebração do contrato do seguro e uma determinada data, onde algumas coberturas do seguro não estão acionadas.
No caso do seguro de restauração e alimentar não existe período de carência, pelo que fica automaticamente protegido logo a seguir à ativação do seguro.
Vantagens do seguro de Restauração e Comércio Alimentar
Ter um seguro como o de restauração e comércio alimentar tem diversas vantagens para quem o contrata, como:
- Contratação de vários locais numa apólice;
- Pagamento facilitado;
- Desconto para estabelecimentos em shoppings;
- Desconto para estabelecimentos com sistema de alarmes;
- Proteção financeira contra incidentes inesperados;
- Resposta a necessidades reais;
- Proteção do património do negócio.
O seguro de Restauração e Comércio Alimentar tem proteção financeira?
Não. O seguro de restauração e comércio alimentar não tem proteção financeira. No entanto, tem proteção a nível de responsabilidade civil, acidentes pessoais, acidentes de trabalho, ou proteção patrimonial, o que faz com que exista uma cobertura extensa sobre problemas que podem criar um grande desfalque financeiro.
O que fazer em caso de sinistro no meu estabelecimento?
Caso tenha sofrido um incidente no seu estabelecimento de restauração, deve recolher as provas de tal e entrar em contacto com a sua seguradora.
Quando contactar a mesma, deve apresentar as provas que tem de forma a que a mesma possa ativar o seguro, e proceder à indemnização.
Qual o melhor seguro de restauração e comércio alimentar?
A Seguitex trabalha com as melhores seguradoras, podendo oferecer a quem nos procura uma proposta que se adequa melhor às suas necessidades, dando-lhe o melhor acompanhamento e liberdade de escolha.
Entre em contacto com a Seguitex, onde lhe daremos o melhor acompanhamento!
Que tipo de seguros são recomendados para um café ou bar?
Quando abre um negócio na área da restauração, seja um café ou um bar, existem seguros que deve ter. O seguro de restauração e comércio alimentar é essencial, assim como os seguros de responsabilidade civil, acidentes de trabalho, multirriscos, cyber riscos.
Estes seguros fazem com que o seu negócio cumpra a lei, mas que fique também protegido contra sinistros que se traduzam em despesas indesejadas.
Conclusão
Desde fenómenos naturais que prejudicam o espaço do negócio, incêndios, furtos ou roubos são algumas das situações que podem acontecer e resultar em perdas financeiras para os proprietários de estabelecimentos de hotelaria.
Para isso, o seguro de restauração e comércio alimentar abrange, entre outros, todos os imprevistos acima indicados, tornando-se uma segurança extra para quem tem um negócio na área. Mesmo não sendo obrigatório, torna-se assim essencial.
Vantagens de escolher a Seguitex
O facto de trabalharmos com todas as seguradoras permite que haja uma maior opção de escolha de qual seguro se adapta melhor ao que procura.
Existe ainda a opção de a Seguitex escolher qual das seguradoras pode oferecer uma proposta mais adequada às suas necessidades. Tudo isto poupa-lhe tempo e dinheiro.
Esta informação não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.
A Seguitex
Antes de contratar um seguro peça uma simulação na Seguitex e assim descobre quais são as ofertas que melhor servem as suas necessidades. Temos parceria com todas as seguradoras e asseguramos que recebe o melhor seguro de acordo com as suas necessidades.
Ao escolher a Seguitex está a poupar tempo pois avaliamos qual o melhor seguro junto de todas as seguradoras. Com a Seguitex também tem a garantia de obter o melhor e mais barato seguro.