Fez um crédito à habitação após a compra de um imóvel, e pretende proteger-se a longo prazo? O seguro de vida associado ao crédito habitação é uma opção para evitar despesas financeiras inesperadas em caso de morte ou invalidez.
Saiba tudo neste artigo sobre esta tipologia de seguro, e quão importante é para se proteger financeiramente.
O que é o Seguro de Vida do Crédito Habitação?
O seguro de vida associado ao crédito à habitação é uma forma de proteger o beneficiário e os seus familiares em situações de morte, invalidez ou dependência.
Quais as coberturas em caso de morte ou invalidez?
O seguro cobre o valor do empréstimo em caso de invalidez ou morte.
Relativamente à invalidez, o seguro cobre situações como:
- A pessoa estar em situação de invalidez total ou permanente, devido a doença ou acidente, devendo estar incapacitada de exercer uma profissão;
- Não seja possível prever um cenário de melhoria do quadro clínico;
- O grau de incapacidade deve ser igual ou superior a 60%, com base na Tabela Nacional para Avaliação de Incapacidades Permanentes;
- A pessoa segurada deve ter entre 18 e 66 anos;
- A pessoa deve estar numa situação de invalidez determinada pela segurança social.
Quais as exclusões?
De forma a que o seguro seja ativado, existem condicionantes. Por exemplo, para que este fique ativo em situações de invalidez, este seguro exclui situações como:
- Atividades de risco;
- Incidentes ocorridos em países excluídos pela apólice.
Como funcionam os seguros de vida num crédito à habitação?
Em situações onde exista um caso de morte ou invalidez, em que a pessoa que possui o crédito se vê impossibilitada de fazer o pagamento do crédito, este seguro tem como objetivo fazer esse pagamento pela vez da pessoa.
Nessas situações, deve-se contactar imediatamente a seguradora e o banco para iniciar o processo de pagamento.
A tendência é a acontecer que o valor seguro vá ficando superior face ao valor a pagar da prestação do crédito à habitação. Por isso, existe uma grande probabilidade de no momento de indemnizar os beneficiários, o banco receber uma parte da indemnização e os benefícios outra parte.
É obrigatório o seguro de vida em crédito habitação?
Não. O seguro de vida associado ao crédito à habitação não é obrigatório, mas é muito importante para garantir a sua segurança financeira e a dos seus.
O que abrange o seguro de vida no crédito habitação?
O seguro de vida associado ao crédito habitação cobre fundamentalmente duas situações: morte e invalidez total e permanente do titular do empréstimo.
No caso de morte ou se o titular se tornar permanentemente incapaz de trabalhar devido a uma doença ou acidente, este seguro assegura o pagamento do saldo devedor do crédito à habitação ao banco, protegendo financeiramente os familiares e herdeiros ao evitar que a dívida recaia sobre eles.
Além disso, pode ser personalizado com coberturas adicionais conforme as necessidades do segurado, como proteção em caso de doenças graves ou outras condições específicas.
Quanto custa um seguro de vida do crédito habitação?
O custo de um seguro de vida do crédito à habitação depende de vários fatores, como a seguradora contratada, ou as coberturas extras escolhidas.
Para saber mais sobre o valor deste seguro faça a sua simulação com a Seguitex. Na Seguitex tem ao seu dispor os melhores profissionais e trabalhamos com todas as seguradoras do mercado, estando sempre prontos a auxiliá-lo e a atender às suas necessidades.
É possível mudar o seguro de vida associado ao crédito habitação?
Sim, pode mudar o seguro de vida associado ao crédito à habitação quando quiser. A legislação em vigor dita que existe liberdade para mudar de banco, para um que lhe dê outras condições, como, por exemplo, um leque mais amplo de coberturas.
O seguro de vida é transferível para outro crédito habitação?
A resposta a esta questão é sim. É possível transferir o seguro de vida para outro crédito à habitação, uma vez que existe liberdade durante o processo, e é possível mudar de banco, por exemplo.
Em caso de morte, o que acontece ao seguro de vida crédito habitação?
Em casos de morte, a seguradora fica responsável por assegurar o crédito à habitação, de forma a proteger financeiramente os familiares da pessoa falecida.
Como escolher o melhor seguro de vida para crédito habitação?
A melhor forma de escolher um seguro de vida para crédito à habitação é pesquisar sobre as opções que existem no mercado. Afinal, são várias as seguradoras que têm esta opção, e cada uma tem as suas especificidades.
Por isso, nada melhor do que falar com a Seguitex. A Seguitex trabalha com as várias seguradoras presentes no mercado, ajudando-o a perceber qual das opções será a melhor.
Conclusão
O seguro de vida no crédito à habitação é uma forma de uma pessoa se precaver financeiramente, caso aconteçam situações de invalidez ou morte. Este seguro permite que a seguradora liquide o crédito à habitação que alguém teria, mas que se vê impedido de pagar.
Se a pessoa tiver uma incapacidade igual ou superior a 60%, e tiver uma idade compreendida entre 18 e 66 anos, pode usufruir deste seguro.
Vantagens de escolher a Seguitex
O facto de trabalharmos com todas as seguradoras permite que haja uma maior opção de escolha de qual seguro se adapta melhor ao que procura.
Existe ainda a opção de a Seguitex escolher qual das seguradoras pode oferecer uma proposta mais adequada às suas necessidades. Tudo isto poupa-lhe tempo e dinheiro.
Esta informação não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.
A Seguitex
Antes de contratar um seguro peça uma simulação na Seguitex e assim descobre quais são as ofertas que melhor servem as suas necessidades. Temos parceria com todas as seguradoras e asseguramos que recebe o melhor seguro de acordo com as suas necessidades.
Ao escolher a Seguitex está a poupar tempo pois avaliamos qual o melhor seguro junto de todas as seguradoras. Com a Seguitex também tem a garantia de obter o melhor e mais barato seguro.